PREPARANDO O TECIDO:
Usei tecido de algodão e sintético, comprei uns tecidos nas estampas de meu gosto e também usei retalhos. Qualquer retalho serve mesmo que não dê para uma flor toda. O divertido é também emendar e colorir ainda mais.
Para que o tecido não desfie ao corte, passei cola branca pva diluída em água, na proporção 3 x 1 (3 de água x 1 de cola). Na pia da cozinha estendi o tecido e apliquei com um rolinho (também usei uma trincha larga, pode escolher) a cola diluída e depois coloquei os tecidos para secar. .
Esse molde tem o desenho da rosa e da borboleta.
Fiz a rosa com o molde nº 3, o maior.
Para cada rosa se usa um quadrado de 11 x 11 cm de tecido.Na guirlanda são 11 rosas no total. Cada rosa leva 2 quadrados de 11 cm. Tanto 11 foi só coincidência.
Molde e recorte a flor com 5 pétalas e retire uma das pétalas que será utilizada depois.
Molde e recorte a segunda flor com 5 pétalas e recorte 2 delas e guarde. Temos então uma peça com 4 pétalas, outra com 3 , outra com 2 e a última única peça.Colando a pétala única, o miolo da rosa. Comece pela única pétala. Prenda com cola quente suas duas laterais, sempre com o lado direito para dentro. Vire para fora a parte superior da pétala.
Colando a segunda pétala. Da mesma forma cole suas bordas e feche-a. Depois vire as duas pétalas para fora.
Colando a terceira pétala, siga o mesmo passo anterior.
Colando a quarta pétala, siga o mesmo passo anterior. Se o meio das pétalas ficar fechado, corte ali um pequeno buraco.
Montando a rosa. Encaixe sucessivamente a primeira pétala dentro da segunda, da terceira e quarta. Ao final terá aquele biquinho da ponta da primeira que ficara aparecendo. Corte ou dobre essa sobra. Reforce a cola nesse local, se necessário. A rosa está pronta.
Nessa coloquei uma pétala a mais no centro só para fazer graça, mas não é preciso.
MONTANDO A BORBOLETA
Usei o molde inicial, o mesmo da rosa e preparei 3 recortes de tecido. Três tamanhos diferentes para cada borboleta. O molde nº 1 é menor e tem desenho de uma borboleta. Recorte como fosse a flor. No avesso dessa flor desenhe manualmente, sem rigor, com um lápis de cera, ou outro lápis, o formato da borboleta. Numa tesourada faça o recorte.
Recorte, seguindo os molde 2 e 3 a segunda e terceira parte da borboleta. Nessas duas últimas retire uma pétala ou já faça o molde sem ela. Elas servirão de fundo, dando uma imagem 3D. Usei uma estampa de natal no molde da borboleta inteira. Depois um tom claro e a terceira e de fundo um tom mais colorido, tudo em contraste. Use sua criatividade. Também não precisa ser tecido com motivo de Natal. A guirlanda em si já inspira Natal. Chita dá um belo colorido.
Vinque o meio das peças. Sobreponha as 3.
Se não quiser ter o trabalho de cortar 3 tamanhos diferentes dessa peça, use apenas um tamanho e na hora da colagem desencontre as peças para todas as cores das peças apareçam. Testei assim e ficou muito bom.
Aplique cola quente a partir da maior, depois a média e finalmente a primeira. Veja a finalização de frente e costas.
A borboleta está pronta.
PREPARANDO A BASE DA GUIRLANDA
Essa guirlanda é de capim e mede 25 cm de diâmetro. Também podem usar outras bases como um galho, um festão em cordão ou em círculo ou sua própria árvore de natal. Com viés verde, cobri o fitilho plástico da montagem original para a guirlanda ter um bom acabamento na parte posterior. Deixei uma sobra do viés para fazer a argola para pendurar. Usei 2 m de viés.
MONTANDO O VERDE DA GUIRLANDA
Usei juta verde pinho. Cada quadrado tem 8 x 8 cm. Usei 12 desses quadrados no trabalho. Desfiei as 4 bordas do tecido. Pode-se usar qualquer outro tecido verde ou que tenha verde e não precisa desfiar, fica também bem bonito.
Com a cola quente na ponta do quadrado dobrado sem regra, empurrei-o com uma tesoura para dentro do capim da guirlanda. Apliquei o verde de acordo com os "buracos" que sobraram depois de coladas as borboletas e as rosas.
MONTANDO A GUIRLANDA.
Sobre a mesa dispus as peças de forma a criar uma harmonia na quantidade e coloridos delas. São 11 rosas e 8 borboletas. Mesmo depois dessa montagem fiz algumas alterações depois de acordo com a aparência na hora da aplicação. Monte a sua disposição de borboletas e rosas de acordo com sua preferência, na quantidade e colorido, você determina a montagem.
A guirlanda está pronta. Optei por não por fitas ou laços já que a peça tem bastante informação.Difícil não gostar, sua delicadeza e colorido trazem o alegre espírito de Natal à intimidade de sua casa. Não perca tempo, mãos à obra e boa sorte a todos.
Gostei, Célia... Gostei bastante desse jeito de fazer as rosas, deve ficar linda também em outras aplicações!!!!
ResponderExcluirObrigada maria In~es pela presença e comentário. Verdade, fiz também rosa como prendedor de cabelo com elástico,elas isoladas, sobre as peças na decoração. Também fiz um outro prato decorativo de natal com as rosas e as borboletas. Enfim, uma infinidade de coisas. Beijos Adorei seu blog. Vai aqui a indicção.
ResponderExcluirhttp://entreartes1.blogspot.com.br/
Valeu, Celia!!! Obrigada por suas palavras carinhosas!!! Feliz e abençoado 2013!!!
ExcluirBjs
Inês do EntreArtes