E assim foi o começo. Achei essa peça no lixo, limpei, lixei e pedi ao marceneiro para fazer um apoio de madeira no assento. Completei o acabamento com 3 demãos de fundo branco para madeiras da suvinil, aplicadas com pincel no sentido dos veios da madeira. Só apliquei 3 demãos desse produto, não há tinta, só o fundo que se torna o próprio acabamento. Lixei até obter um desgaste ao meu gosto. Passei duas demãos de cera para lustrar no final. Aqui esse acabamento provençal poderá ser feito da forma que cada um melhor conhece como fazer a técnica, pois há outras alternativas.
Aqui a peça pronta até esse passo.
Pregos decorativos para móveis, eu chamo vulgarmente de percevejos de tapeçaria, para finalizar o estofamento.
O tapeceiro providenciou, cortou e colou uma base de 2,5 cm de altura de espuma na medida certa sobre o tampo. Selecionei um retalho de tecido aqui na minha "bolsa da Mary Poppins" e comecei a aplicação. Recortei o tecido num tamanho um pouco além da medida do tampo. Virei o tecido para dentro, para dar o arremate e comecei a aplicar as taxas e marcar a linha reta que receberia a sequência de taxas. Medi mais ou menos o raio da cabeça de uma taxa para saber quantas precisaria para cobrir a linha reta de 2 lados de 35 cm e dois lados de 45 cm.. Bem obtive um número próximo a 180. Comprei 2 embalagens de 100 taxas cada uma. Não é fácil simplesmente colocar a taxa no lugar e bater, ela vai cair e deixa qualquer um louco até conseguir pregar uma. Existem no mercado da tapeçaria tachinhas unidas já feito um cordão, assim elas não perdem a linha reta na hora da colocação também. Eu só tinhas essas, soltas, então preste atenção o que tive que fazer para facilitar a aplicação. Separei um prego médio e uma martelo delicado que tenho, menorzinho que o tradicional. A cada taxa a ser aplicada, antes fiz o começo do furo com o prego e batendo com o martelinho, depois nesse lugar apliquei a taxa e definitivamente martelei até fixar totalmente. Uma bela mão de obra, mas nada que depois da vigésima você já não esteja com a maior prática. Ahhh...e muito cuidado pois também comecei a perder a linha reta e tive que refazer várias vezes por isso, mesmo tendo marcado a linha com um lápis.
Depois de tudo aplicadinho, passei 3 demãos de cola branca sobre o tecido para impermeabilizar. Depois de seco passei a lixa 360 sobre o tecido e fiz uma "massagem" para amaciar o tecido. Vejam que cola na selagem, que dissolve em água, é necessário recomendar que não se limpe o tecido com nada molhado, apenas pano seco.
Coloquei feltro nos pés e dei prá minha mãe. Ela usa a banqueta para descansar os pés quando está na sua cadeira da mamãe.
Célia, como sempre, fantástico. E parabéns também para o teu marceneiro, ele sempre faz coisas legais. Eu estou com dificuldades em achar um marceneiro nessa cidade (RJ)decente, que não abuse no preço e que faça um serviço decente.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez.
(Ah, sim, eu também sou fã da Mary Poppins...até comprei o DVD, mas Davi, meu filho... só quer saber de bola e carros!)
Luciana, obrigada minha amiga. Sobre o marceneiro, sei do que está falando, não é fácil mesmo conquistar um que faça coisas pequenas, prá eles, insignificantes e que só dão trabalho no meio de peças enoooorrrmes que eles tem prá fazer ...e sempre eles tem muita coisa prá fazer. Ganhei esse marceneiro no papo, trato-o como um pai amigo, vou lá de vez enquando mesmo que não tenho trabalho prá ele, vou lá dizer boa tarde, fazer umas brincadeiras toscas com os funcionários dele, todos já me conhecem. ...e até acho que quando me vêem ao longe, logo pensam...lá vem ela.....mas nem ligo, eu acho eles uns amores, os trato assim e nem to aí...ahhh sempre que levo um trabalhinho, já pago tudo quando levo a peça, ou metade do valor se for alto, isso cria mais vínculo, confiança e compromisso. Bons trabalhos, boa sorte, adorei a visita.
ExcluirMary Poppins - gente é a melhor, amo aquela sacola, tenho várias delas, não bastasse uma, bjs
Linda, linda!
ResponderExcluirComo podem jogar fora coisas tão bonitas???
aff, esse código que a gente tem que digitar pra saber se não somos robôs é um saco! rsrs
Nunca acerto na primeira, nem na segunda!
Obrigada Renata pela visita e comentário. Agradeço imensamente a paciência com essas letrinhas, quando alguém me deixa recado já sei o trabalho que deu, por isso a valorizo em dobro. Aqui não basta ser amigo, tem que provar que é!!! Beijos Renata, apareça sempre.
ExcluirMENINA FICOU MUITO LINDO E ESTA ESTAMPA UM PRIMOR, TENHA UMA LINDA SEMANA,BJS
ResponderExcluirVida, obrigada pelo carinho e pela sua querida visita. Obrigada,bjs
ExcluirAchei lindo a banqueta. , os cachepos de tecido, amei tudo por aqui!
ResponderExcluirNice, obrigada pela visita, por me seguir, por gostar do que faço. Fique sempre comigo, um grande abraço.
ResponderExcluir