Artes e acabamentos


Tenho um encantamento pelos ambientes claros e iluminados. As sugestões de Provence com seus brancos românticos e a natureza colorida dão um charme especial na decoração e remetem ao descanso do corpo e ao resgate de nossa paz interior.

sábado, 15 de março de 2014

APARADOR - pintura básica


 Bom começo para iniciantes. Esse trabalho não tem nada de especial. Retirei todo o verniz. Nesse caso cada um limpa com o expediente que melhor tiver, na mão, com lixa; na lixadeira direto (uso grano 50/80 ou 100), foi o que fiz, ou ainda com removedor. Nos casos de verniz mais impregnado uso o removedor Montana - streaptease - é um gel, não é produto dos mais baratos, mas é eficiente e rende sabendo usar, ou seja, não passar demais. Se passar de menos, volte e repasse onde a camada mais difícil não saiu.
 O verniz foi retirado, passei um pano úmido para retirar o pó.
 Passei com um rolinho de espuma uma camada de látex, como fosse um primer, pois fiz a finalização com uma tinta acrílica premium. Poderia ter sido aplicado com uma trincha também. O látex é mais barato que o acrílico, dessa forma usei menos acrílico.
 Depois da primeira demão de latex,  apliquei mais duas do acrílico premium branco.
Pode-se aplicar as 3 demãos só de latex ou 3 só de acrílico. O branco deixa aparecer manchas. 
Certifique-se que a madeira não irá manchar, na dúvida use primer a base de rás, como o fundo branco para madeiras. Uso o da marca suvinil, mas existem produtos semelhantes de outras marcas.
Como saber se vai manchar? MDF não mancha, madeiras mais claras também oferecem pouco risco. Madeiras antigas e/ou escuras aumentam o risco de manchar. Se o acabamento for clarinho no final, coloque primer para bloquear essas possíveis manchas. Também há muitas pessoas alérgicas a esse produto e o avessos ecológicos pelos produtos químicos. É uma questão de escolha.
Existe primer a base de água, já usei e ele não tem a propriedade maior de bloquear manchas, pois são a base de água. Pelo menos aqui no Brasil. Servem mais para criar uma ligação entre a tinta e a madeira.
 Capricho é tudo, a cada demão passe a lixa 220, retire o pó e só depois aplique a demão seguinte. Tudo bem pintado sobre a tábua e debaixo dela. Não fiz desgaste,  o aparador é bem básico mesmo.
Ficaram dúvidas? Mande sua pergunta na área de comentários!
A cada pouco venho aqui e acrescento uma "obviedade" para muitos, mas mas para iniciantes qualquer detalhe primário é importante.

Um comentário:

  1. Amiga, ficou um ótimo post, é sempre bom ensinar por mais simples que seja o trabalho, sempre tem alguém disposto a aprender, vc pode ver por mim que sempre aprendo algo com você. Um bj no coração.

    ResponderExcluir

Comentem, participem,. É muito bom saber o que opinam sobre meu trabalho, abraços!